segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Easy Mock - parte 2

Eu estava vagando pela net... e encontrei um site das revistas Java Magazine que tem um artigo interessante sobre o Easy Mock, uma das coisas interessantes dele é que ele é muito utilizado pelos processos ágeis de desenvolvimento como o XP (mais pra frente vou escrever um pouco sobre XP).
Como já falei um pouco de Easy Mock vou entrar um pouco mais a fundo....

As vezes a idéia é testar uma classe isoladamente, sem que outras classes interfiram no seu código, porém as classes não funcionam isoladas, e para aparar esse problema foram criados os mocks. Cada classe chamada pela nossa classe de teste terá um mock, esse mock conterá os métodos utilizados pela nossa classe.
Você testa isoladamente cada método da classe, criando vários métodos que testão todas as possibilidades possíveis de afetar seu método.
O mock seria uma implementação da interface que está sendo utilizada, é então criado um atributo estático que poderá ser utilizado por todos os testes.
Em cada um dos testes o mock é configurado para se comportar de uma determinada maneira, isto é feito através das cláusulas expect() do framework EasyMock. Para validar todas as chamadas do mock utiliza-se a cláusula verify().

Bom era isso q eu tinha pra falar de mocks.

http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=8949

Nenhum comentário: